As Unidades de Saúde da Família entraram oficialmente no clima do Carnaval com uma iniciativa que une alegria, prevenção e promoção da saúde: o Bloco das USFs. A ação aconteceu no Parque Nanci e reuniu os usuários que vivenciaram o período carnavalesco de forma leve, participativa e consciente, reforçando que cuidar da saúde também pode — e deve — ser um momento de celebração.
Participaram do bloco as unidades da Barra, Cordeirinho, Nathan, Guaratiba, Espraiado, Bambuí e Ponta Negra, que estão sob a gestão do CEMPES. A manhã foi com muita música e animação, afinal, cada unidade criou o seu próprio samba-enredo! E o objetivo principal da ação foi levar informação, acolhimento e práticas de cuidado para além das paredes das unidades, fortalecendo o vínculo com a população e estimulando hábitos saudáveis de forma acessível e descontraída.
Durante o evento, a comunidade vivenciou um Carnaval diferente, onde a diversão caminhou lado a lado com a prevenção. Alegria, cuidado e saúde se encontram no mesmo bloco, reforçando o papel das USFs como espaços de promoção da vida, do bem-estar e da cidadania.
“Nem só de doenças se vive. Nesta unidade fazemos grandes amigos, que nos acompanham na alegria e na tristeza! Nosso grupo está sempre unido e isso faz toda diferença”, contou dona Maria Cristina, de 68 anos.
Segundo a subsecretária de Promoção e Atenção Primária, Regina Ferreira, a ação demostra o principal objetivo das unidades.
“Essa é mais uma ação que mostra acolhimento e compromisso com a saúde. Um encontro leve, para celebrar e cuidar da nossa gente”, destaca Regina.
